Geocoding

Geocoding é o processo de encontrar as coordenadas geográficas (latitude e longitude) de um determinado endereço. E para que precisamos das coordenadas geográficas? Quando utilizamos APIs para trabalhar com mapas, o ideal é que já tenhamos as coordenas armazenadas para que o geocoding não precise ser feito enquanto o usuário está trabalhando no mapa, já que o geocoding é um processo relativamente custoso, por exemplo, você está fazendo um sistema para indicar no mapa todos os clientes de uma transportadora, ao invés de fazer o geocoding ao exibir o mapa, o geocoding por de ser feito no momento do cadastro do cliente, quando o mapa for exibido, basta apresentar as coordenadas previamente determinadas.

Existem diversos serviços públicos que permitem que você faça geocoding, o exemplo abaixo utiliza o serviço do Google para buscar as coordenadas da loja New Dive de equipamentos de mergulho, onde <key> é a minha chave de acesso à Google Maps API.

http://maps.google.com/maps/geo?q=rua da alfandega, 112 – rio de janeiro – rj – brasil&output=csv&key=<key>

O retorno da chamada http acima esta listado a seguir. O primeiro elemento (200) é o código de retorno (veja aqui), o segundo é a precisão (quanto maior, melhor, ou seja, mais precisa foi a pesquisa, veja os detalhes), o terceiro e o quarto são as coordenadas.

200,8,-22.9026701,-43.1806372

Veja o resultado no mapa, clicando aqui. Voltarei ao assunto com um exemplo de como fazer o geocoding de uma base de dados utilizando ColdFusion.

Tags: , ,

Leave a Reply