Archive for January, 2008

Usando a tag CFCONTENT para remover quebras de linha

Wednesday, January 30th, 2008

Um dos problemas do ColdFusion é a enorme quantidade de caracteres de controle que são incluídos no código gerado toda vez que tags CFML são utilizadas, ou seja, o ColdFusion substitui suas tags por quebras de linha e não remove eventuais espaços em branco e tabulações incluídas pelo desenvolvedor.

Veja por exemplo, o código abaixo:

<cfloop index=”i” from=”1″ to=”10″>
<cfset nota = i>
</cfloop>
<cfset autor = “Ben Forta”>
<cfset blog = “http://www.forta.com/blog”>
<cfoutput>#autor# – #blog# – #nota#</cfoutput>

Se você observar o código fonte da página gerada, teremos várias quebras de linha e uma tabulação antes do conteúdo exibido.

Mesmo sendo do tempo da Internet movida a carvão eu nunca me preocupo muito com isso, porque no final das contas a diferença no tamanho final das páginas não é significativa e 99% do que programei em é Intranet e não Internet.

Hoje estava utilizando a tag CFCONTENT para exportar conteúdo não-HTML mas o arquivo gerado estava ficando bagunçado e não estava sendo lido pelo programa correspondente, o culpado? Um conjunto de quebras de linha gerado pelo Application.cfm e o pior, as tags que geravam as quebras de linha estavam relacionadas à lógica de exibição do menu principal do site e as tags CFSILENT e CFSETTING (com o atributo ENABLECFOUTPUTONLY) que normalmente solucionariam o problema não poderiam ser usadas.

Meu primeiro pensamento foi criar um segundo arquivo Application.cfm, mas ficaria uma solução horrível, já que teria que replicar muito código. Pensei então na tag CFCONTENT com o atributo RESET, que quando utilizado com valor “YES” descarta qualquer saída gerada pelo ColdFusion até o ponto da página onde é colocada a tag.

Confira no código abaixo:

cfloop index=”i” from=”1″ to=”10″>
<cfset nota = i>
</cfloop>
<cfset autor = “Ben Forta”>
<cfset blog = “http://www.forta.com/blog”>
<cfcontent reset=”Yes”><cfoutput>#autor# – #blog# – #nota#</cfoutput>

Mais pesquisas para ajudar o ColdFusion

Tuesday, January 15th, 2008

Como parte do planejamento para a próxima versão do ColdFusion (“Centaur”), mais duas novas pesquisas estão sendo feitas ColdFusion 8 Features Used e ColdFusion Platform And Vendors. As perguntas das pesquisas são bastante pertinentes. Vamos ajudar a Adobe a fazer um produto melhor.

ColdFusion IDE survey

Tuesday, January 8th, 2008

A Adobe colocou no ar uma pesquisa solicitanto informações sobre como usamos nossas IDEs para desenvolvimento em ColdFusion. Fico feliz que a Adobe esteja retomando o desenvolvimento de uma IDE para o CF, ao meu ver a ferramenta ideal seria o CFEclipse com a agilidade do HomeSite (que ainda uso no dia a dia).

User Experience e Retorno do Investimento

Friday, January 4th, 2008

Brett Cortese, presidente da Universal Mind, empresa para qual eu trabalho, neste post, indicou um artigo muito interessante da UX Magazine (The User Experience Magazine) sobre como uma carteira formada com ações de empresas que fazem um bom trabalho em “User Experience” tem um bom retorno financeiro.

Em 01/11/2006, foram investidos U$ 50.000 em ações de 10 empresas que fazem um bom trabalho em UX, a carteira foi chamada de Fundo UX e este capital teve um retorno de mais de 39%, batendo os principais índices do mercado americano (NASDAQ, S+P etc).

Os critérios utilizados para escolha das empresas foram:

1. Demonstram cuidado no design de produtos e do website

2. Histórico de inovação

3. Inspiram lealdade na base de clientes

4. Negociar com essas empresas é uma experiência positiva

Como nem tudo é perfeito, 4 das 10 ações deram prejuízo, neste post, a carteira é detalhada.