Archive for July, 2007

Lançado o ColdFusion 8

Monday, July 30th, 2007

A Adobe lançou o CF 8, ou como disse o Alex, o escorpião saiu da toca! As novas funcionalidades são ótimas, as ferramentas de monitoramento são muito bem-vindas (e pensar que já escrevi muito código para tirar informações do servidor…) mas não vejo lógica em aumentar o preço do produto. Engraçado que mesmo lá fora onde o preço do ColdFusion não é assunto de tanta discussão os blogueiros estão estranhando.

Espero que esse escorpião não se mate caso esteja encurralado. :-)

PS: Eu sei que escorpiões não cometem suicídio, isso é um mito, mas não quis perder a piada.

Flex 2.0.1 Hotfix 3

Wednesday, July 25th, 2007

Semana passada foi lançado mais um hotfix para o Flex, mais detalhes aqui. Acho engraçada a recomendação da Adobe “só instale se você estiver tendo problemas com os bugs listados” :-)

CF 8 compilando aplicações Flex

Friday, July 20th, 2007

Este post menciona como o Tom Jordahl demonstrou essa funcionalidade no CF 8, a idéia não é nova, mas é bem divertida.

ColdFusion e atuação da Adobe no Brasil

Wednesday, July 18th, 2007

Na última quinta-feira (12/07) no evento do Ben Forta no Rio, eu reclamei com o Fernando, representante da Adobe no evento (me desculpem, mas não sei o cargo dele, se foi dito durante o evento eu não pesquei) da falta de atitude da Adobe em relação ao CF (e podemos extender isso aos demais produtos enterprise).

Eu disse que o produto era mal visto dentro das empresas em função de uma “gerência” pouco eficiente por parte da Adobe (que não melhorou o que vinha sendo feito pela Macromedia) e que tenho visto os desenvolvedores engajados para mudar isso mas não a Adobe Brasil.

O Fernando a princípio contestou minha opnião e felizmente outros participantes do evento se manifestram confirmando o que eu havia dito.

Tentei deixar claro que não tenho nada contra a Adobe ou seus representantes (a ADD Tech estava presente) e que minha crítica era construtiva e espero não ter sido mal interpretado.

A resposta da Adobe foi a promessa de aproximação com as empresas e com os desenvolvedores, uma vez que 2006 foi um ano de ajustes, como afirmou o Fernando.

Ontem o Alex Hübner do CFGigolo afirmou que a Adobe Brasil está de olho no que estamos discutindo na lista CFBrasil e que, dentro de suas possibilidades, tentará mudar a situação.

Neste post o Alex cita algumas medidas que poderiam mudar o panorama atual, eu concordo com todos os pontos e acredito que os 2 primeiros são fundamentais, nos últimos anos trabalhei em empresas onde o ColdFusion era visto como um produto ruim e pouco confiável. Felizmente trabalhei em equipes excelentes que conseguiram reverter a imagem do produto frente à gerência.

Além das equipes que tiveram força para mostrar que o produto era excelente e que estava sendo mal utilizado, ambas as empresas tiveram “poder de fogo” para acionar a Macromedia USA e a Adobe USA para trazer consultores para auxiliar no processo de implantação dos sistemas. O papel destes consultores não foi trazer conhecimento, afinal muito do que foi demonstrado estava disponível na Internet, e sim dar lastro à certeza demonstrada pelas equipes de que o ColdFusion seria capaz de dar conta do recado e resolver virtualmente qualquer problema das empresas (claro que como consultores do fabricante do produto muito conhecimento foi acrescentado).

Este é o papel que eu gostaria que a Adobe Brasil fizesse junto às empresas, mostrar que o produto é bom através de ações técnicas e não apenas com ações de marketing. Para isso é preciso que a Adobe Brasil seja capaz de apresentar técnicos e evangelistas para seus produtos enterprise e não apenas vendedores de caixinhas. O Alex acredita que estes profissionais devam ser funcionários da Adobe, eu não acredito que isso seja necessário, mas temo que caso “parceiros” sejam utilizados, a qualidade da consultoria não seja a mesma.

ColdFusion 8: primeiras impressões

Wednesday, July 4th, 2007

Aproveitei que a semana está tranqüila e resolvi testar o ColdFusion 8 (Scorpio). A migração dos sistemas em que estou trabalhando foi 100% compatível.

Ainda não testei o novo debug, só vejo vantagem se estivermos desenvolvendo backend em ColdFusion para aplicações Flex, para aplicações tradicionais a dupla dinâmica CFABORT e CFDUMP resolve qualquer problema, mas vou testar pode ser que eu me adapte ao Eclipse + CFEclipse (já tente 2 vezes e voltei para o HomeSite+).

A melhoria de performace descrita nos posts More ColdFusion 8 Performance Data e ColdFusion 8 Performance Numbers do Ben Forta é flagrante.