Archive for the ‘MAX 2007’ Category

CoCoMo e Pacifica

Thursday, October 4th, 2007

CoCoMo (muito engraçada a reação dos americanos quando eu expliquei que isso soaria muito ruim em português, coco + como) é a uma nova abordagem para o Adobe Connect (ferramenta para colaboração e treinamento on-line) e permitirá que os componentes deste (como chat e webcam) sejam adicionados separadamente em aplicações, como um framework. Isso é possível porque o produto está sendo re-escrito em Flex.

Particularmente eu gosto muito do Connect, é uma ferramenta que usamos regularmente na Universal Mind (empresa para qual eu trabalho) para compartilhar informações com o time e com clientes.

 Pacifica é a ferramenta em desenvolvimento para voz sobre IP da Adobe.

ColdFusion 9?

Thursday, October 4th, 2007

Kevin Lynch afirmou que  Adobe já está trabalhando na próxima versão do CF, codename “Centaur”.

Não preciso nem dizer que já fizeram uma piada com o Ben Forta, que ano passado foi o Scorpio Man (scorpio era o código do CF 8).

ColdFusion Sneak Peak

Thursday, October 4th, 2007

A novidade relacionada ao ColdFusion demostrada durante o Sneak Peak foi a tag CFAIRTAG que promete gerar aplicações AIR a partir de aplicações CF, sou um tanto quanto cético quato a investir em aplicações cliente-servidor (mesmo sabendo que conexões internet não estão disponíveis em todo lugar a todo instante), mas a partir do momento que esta é integrada a aplicações web com pouco esforço de programação não vejo porque não usá-las. Vamos ver o que a Adobe está planejando para a dupla CF e AIR.

Adobe Thermo

Thursday, October 4th, 2007

Durante a MAX foram disponibilizadas informações no Adobe Labs sobre o Thermo, que é um produto que permite a designers criarem RIA (Rich Internet Applications) a partir de layouts criados no Photoshop ou no Fireworks. As aplicações criadas com o Thermo também poderão ser carregadas no Flex Builder, facilitando a interação entre designer e desenvolvedor. Espero que a versão final do produto gere um código mais limpo do que o apresentado na MAX (fazendo uma analogia, seria como programar em cima de um código HTML gerado pelo DreamWeaver).

Flex 3 beta 2

Thursday, October 4th, 2007

Durante a MAX foi disponibilizada no Adobe Labs a versão beta 2 do Flex 3, o time de desenvolvimento do Flex está bastante empolgado com o retorno dos desenvolvedores. Durante a sessão Meet The Team – Flex, fomos incentivados (principalmente pela Deepa Subramaniam) a cadastrar e votar nos bugs encontrados no produto, essa votação é muito importante para que os bugs sejam corrigidos conforme a necessidade dos desenvolvedores.

Adobe MAX 2007

Tuesday, October 2nd, 2007

Estou na MAX assim que conseguir algum tempo vou postar sobre as novidades que estão sendo divulgadas por aqui (não são poucas)